Metodologia

 


Nossa opção metodológica é o trabalho com projetos.

Por que trabalhar com projetos?

Porque projetos permitem explorarmos temas abrangentes, que podem ser abordados partindo de diferentes olhares, integrando diversos conhecimentos e propiciando ricas aprendizagens.

Desenvolvemos nossos projetos como quem conta uma história, na qual novos elementos são incorporados a cada capítulo e a trama vai se tornando mais interessante e instigante, despertando a curiosidade e gerando o desejo de saber mais.

Quem não gosta de inventar história?

Do interesse do grupo surgem os argumentos e muitos são os autores dessas histórias: alunos, educadores, famílias e comunidade, pois os saberes se somam, se multiplicam, se transformam, dão novos sentidos à narrativa e o final é sempre uma surpresa.

Enquanto contribuem para a criação de uma nova história, os pequenos autores participam ativamente da construção do próprio conhecimento, através de brincadeiras, atividades de expressão corporal e musical, jogos, construções com sucata e atividades artísticas, entre outras. Assim tornam-se protagonistas de suas descobertas a cada etapa do processo.

Ter participação ativa na construção do conhecimento desperta na criança a curiosidade, fortalece sua autoestima, estimula o compartilhamento de saberes e o trabalho coletivo.