Proposta Pedagógica

 


A QUINTAL EDUCAÇÃO INFANTIL fundamenta seu trabalho educativo na teoria sociointeracionista, proposta por Lev Vygotsky, considerando a interação (do sujeito com o seu meio e com outros sujeitos) como elemento privilegiado na construção do conhecimento.

A criança, considerada como sujeito de sua história, ser social, ativo e criativo, é compreendida como um ser de direitos e produtora de cultura. Evidenciamos o direito de cada criança desenvolver todas as suas potencialidades, respeitadas as especificidades desta etapa do desenvolvimento.

O professor tem função ativa e determinante de mediar o contato da criança com novas atividades, habilidades e informações. A ele cabe a tarefa de acompanhar o processo único de desenvolvimento de cada sujeito, intervindo e problematizando hipóteses, provocando avanços em seu nível de compreensão e habilidades.

A aprendizagem é entendida como um processo, no qual cada criança percorre seu próprio caminho, relacionado às suas experiências e às relações que estabelece com o mundo, tornando o conhecimento pessoalmente significativo.

Diferencial

Trabalhamos com turmas pequenas para que o professor possa dar o máximo de atenção a cada criança, afinal as primeiras experiências são fundamentais para definir a base das estruturas cerebrais que vão permitir todo o desenvolvimento posterior.